Existe uma grandeza física que está envolvida em todo acontecimento na natureza. A esta grandeza damos o nome de energia. Não sabemos muito bem o que é a energia. Por outro lado sabemos que todo fenômeno na natureza envolve uma transformação da energia de um tipo em outro, envolve a transferência dela de um sistema para outro.
Se não sabemos o que é a energia, por outro lado, temos muitas informações sobre o seu comportamento. Sabemos, por exemplo, que a energia está relacionada com a capacidade de produzir trabalho. Por tudo isto é mais produtivo entender a energia como um número. Um número que podemos medir de várias maneiras.
Outro aspecto do comportamento desta grandeza física a que chamamos energia é: Num sistema isolado a energia pode se transformar de um tipo em outro mas ela se conserva, isto é, independente da maneira como medimos encontramos sempre o mesmo número.
Em outras palavras: A energia se transforma mas não pode ser destruída e não pode ser criada. Este é um dos teoremas fundamentais da física: O teorema da conservação da energia. Clique aqui para conhecer a definição precisa.
Em outras palavras: A energia se transforma mas não pode ser destruída e não pode ser criada. Este é um dos teoremas fundamentais da física: O teorema da conservação da energia. Clique aqui para conhecer a definição precisa.
A energia é sempre a mesma mas aparece de diferentes maneiras ou diferentes tipos. São dezenas deles.Temos energia nuclear, a energia eólica, a energia química, a energia térmica,etc. No entanto, todos estes diferentes tipos podem ser reduzidos em dois tipos fundamentais: A energia cinética e a energia potencial. Neste capítulo vamos trabalhar com a energia cinética e sua relação com o trabalho.
A definição da energia cinética você pode estudar aqui.
No capítulo anterior estudamos o trabalho de uma força constante. Ele pode ser entendido como uma medida da energia que é transferida de um sistema para outro. Aprendemos também a expressão matemática para medi-lo.
Neste capítulo vamos estudar uma segunda maneira de calcular o trabalho. Isto é possível porque existe uma relação entre o trabalho e a variação da energia cinética. Esta relação é expressa num teorema chamado "teorema do trabalho-energia". A definição precisa pode ser vista aqui.
Estudar a mecânica do ponto de vista da energia é equivalente a estuda-la usando as leis de Newton. O método da energia, no entanto, oferece uma maneira muito mais simples de se trabalhar.
Basta dizer que a energia é um grandeza escalar ao passo que força é uma grandeza vetorial. Trabalhar com o teorema do trabalho energia significa não ter que se preocupar com a direção e sentido das grandezas físicas. Isso faz muita diferença. Torna tudo mais simples.
Imagem: monografias.com