sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Capítulo 09/01 - Primeira lei de Newton.

Estamos iniciando o estudo de uma parte da mecânica chamada "Dinâmica". Vamos continuar estudando o movimento como fizemos quando tratamos da "Cinemática". Agora, no entanto, vamos estudar o movimento dos corpos levando em conta as causas do  movimento.

O culpado de todo isto é o senhor aí ao lado. Sr Isaac Newton. Aqui mostrado na sua foto oficial. A bela cabeleira é uma peruca do tipo em moda na época. A dinâmica tem início com as suas três leis do movimento.

Ele respondeu à seguinte questão: Como e por que os corpos se movimentam. As três leis do movimento foram publicadas pela primeira vez na obra prima de Newton: O Principia Matemática.

Clique aqui e verá o exemplar digitalizado da primeira edição do livro. O exemplar é o do próprio Newton e contém as anotações à mão feitas por ele para a edição seguinte.

A Primeira lei de Newton trata da  inércia. A inércia é, em resumo, a propriedade que os corpos com massa têm de somente alterar a sua velocidade em resposta a ação de uma força.  A primeira lei é também chamada "Lei da inércia".

Foi Newton quem introduziu na Física o conceito de "Força". Podemos entender a grandeza física chamada força através do esforço muscular: Então, a força pode ser aproximadamente entendida como um "puxão" ou um "empurrão" que aplicamos sobre um objeto. A força é uma grandeza vetorial.

O estudo da Leis de Newton e de suas aplicações se torna muito difícil para alguns alunos por que eles se esquecem com muita facilidade que a força é uma grandeza vetorial. Isto implica que na adição das forças devemos sempre levar em conta as suas direções. Você pode fazer um estudo de recordação dos vetores aqui. 

Para resolver os exercícios de Dinâmica você notará que não existem fórmulas a serem aplicadas. Para resolver tais exercícios usa-se as Leis de Newton. O primeiro passo é então conhecer os tipos de forças mais comuns na mecânica.

Vamos agora estudar em detalhe, uma por vez,  os quatro tipos de força que encontraremos no  nosso estudo ( depois aparecerão outras forças ). São elas:


Uma das característica desta grandeza chamada "força" é que elas se somam automáticamente, não importando a sua origem, sempre que mais de uma delas são aplicadas sobre um mesmo objeto ao mesmo tempo. Segundo Newton, como veremos no próximo capítulo, o vetor soma das forças que agem sobre um objeto ao mesmo tempo é chamado de vetor resultante ou, simplesmente, de resultante.

Para continuar o nosso estudo necessitamos aprender a somar as forças, isto é, calcular a "resultante". Isto, no entanto, é assunto para o próximo capítulo.