![]() |
B. Franklin |
Exercício 01 - Aplique diretamente a fórmula para o cálculo da resistência da página 63. Cuidado com as unidades das grandezas. Como a resistência está dada em Ohns as demais devem estar no Sistema Internacional. Faça as transformações.
Exercício 02 - No início do estudo da eletricidade as pessoas não sabiam muito bem do que era constituída a corrente elétrica. No inicio imaginava-se que era um fluido. Depois se pensou que a corrente era constituída de cargas positivas.
Somente depois da descoberta dos elétrons é que se chegou ao entendimento de que a corrente elétrica é formada por elétrons livres se movimentando dentro do condutor.
Até hoje tem-se a convenção de trabalhar com a corrente como sendo constituída de cargas positivas, embora se saiba que ocorre o oposto, isto é, são cargas negativas se movimentando no sentido oposto.
Exercício 03 - Aplique a definição de corrente elétrica: A razão entre a quantidade de carga pelo intervalo de tempo.
Exercício 04 - A corrente elétrica é uma característica do circuito como um todo. A resistência é uma caracteristica do equipamento. Logo, ela não muda com a mudança da corrente. Use a Lei de Ohm e calcule o valor da resistência e depois a mesma equação para calcular a ddp, ou queda de tensão, nos bornes do disjuntor.
Exercício 05 - Leia a observação do enunciado do exercício, na apostila. Nos resistores ohmicos o valor da resistência não muda com a temperatura. Use a equação Potência = Tensão x corrente para calcular a corrente nominal e depois a Lei de ohm para calcular a resistência.
Quando a tensão muda a resistência continua a mesma mas a corrente vai mudar. Use a Lei de ohm para calcular a nova corrente e depois use novamente a primeira equação para calcular a potência dissipada.