Exercíco 01 - Aplique os casos especiais de adição de vetores de mesma direção. Para o item A aplique o caso 01 e para o item B aplique o caso 02.
Exercício 02 - Dois movimentos em direções perpendiculares são independentes e têm em comum o tempo.
A ) - Use a equação do movimento uniforme para calcular o tempo de travessia e depois repita o processo para calcular a distância paralela à margem que o barco percorre nesse tempo usando a velocidade da correnteza.
B ) - Neste caso o barco faz um movimento na direção perpendicular à correnteza. Quem olha da margem vê ele navegando na diagonal. Para que o barco cruze o rio na direção perpendicular o piloto deve navegar numa direção inclinada na direção oposta. O ângulo é dado pela tangente do triângulo formado pelas setas das velocidades ( 11/10 ). Note que, da trigonometria, sabemos que para ângulos pequenos os valores da tangente são muito próximos aos valores do seno. Considere então a tangente de 12° igual ao seno de 12°.
Exercício 03 - O raciocínio é o mesmo do exercício anterior. Temos a tangente ( 10/20 ). Isto corresponde a um ângulo de 30 graus que deve ser somado com 90 graus pois o ângulo deve ser medido em relação à horizontal.
Exercício 04 - Lembre-se que movimentos em direções perpendiculares são independentes e a grandeza comum é o tempo. Portanto, o tempo do movimento ao longo da margem é o mesmo da travessia na perpendicular. Como é dada a largura do rio basta aplicar a definição de velocidade média.
Atenção: Coloque o ponto "B" na margem superior à direita de "A".
Exercício 05 - Temos aqui uma composição de velocidades. A velocidade da gota de chuva em relação ao ar (V1), na vertical. A velocidade da "correnteza" é a do carro, no sentido oposto (V2). Para uma pessoa dentro do carro a gota cai com uma velocidade V1 + V2.
Exercício 06 - Para um observador no chão o movimento do disco é composto de uma rotação e de uma translação.Isto vale para todo ponto do disco menos o seu centro que não possui movimento de rotação. Como o disco não desliza a velocidade tangencial é a mesma do centro. Aplique para cada ponto um dos casos de adição de vetores ( composição de velocidades ) que estamos estudando.
Exercício 07 - Aplique o mesmo raciocínio do exercício 05 mas note que, nesse caso, não foi dado a velocidade da "correnteza". Por outro lado, foi dado o valor da tangente. Como as setas dos vetores das velocidades formam um triângulo retângulo.....
Exercício 08 - Pelo enunciado da questão o ponto de vista é de um observador na margem do rio. Logo, o que ele vê é a soma de dois vetores, isto é, do vetor " velocidade do barco - Vb " e do vetor " velocidade da correnteza - Vc ". Como eles estão na mesma direção você pode trata-los como grandezas escalares e fica então com duas equações ( Vb + Vc e Vc - Vb ). Como você tem duas equações e duas incógnitas seu sistema tem solução. Some as equações ou substitua o valor de uma incógnita na outra equação.
Exercíco 09 - A primeira coisa que você deve ter em mente é a definição de velocidade média: Velocidade média de um objeto que realiza um dado movimento é a velocidade que ele deverá ter para realizar o mesmo movimento com velocidade constante no mesmo tempo. O movimento da águia não é constante mas isto não importa pois estou interessado é na sua velocidade média. Em termos de velocidade média podemos trabalhar como se o movimento da águia fosse uniforme. Aplique o conceito de velocidade média e obtenha duas equações, uma para a presa e outra para a águia. Você tem em mãos duas incógnitas mas note que é pedido não os valores mas a razão entre as velocidades. Isto significa que não é necessário saber o valor de cada uma mas a proporção entre elas.
Exercício 10 - Você deve levar em conta o fato de estarmos trabalhando com vetores. Portanto, embora o módulo da velocidade não varie a sua direção varia. Aplique o conceito de aceleração média.
.OBS: Por favor, corrija a unidade da aceleração média para m/s²
Exercício 11 - Erro - É o mesmo exercício 08.
Exercício 12 - Você deve se lembrar que dois vetores em direções perpendiculares entre si são imdependentes um do outro. Logo o movimento na perpendicular da correnteza não se liga ao movimento na direção da correnteza, a não ser pelo tempo. Assim, aplicando a definição de velocidade média e sabendo a largura o rio e a velocidade do barco na perpendicular calculamos o tempo em 2,0 horas e na letra "b", sabendo a velocidade ao longo da margem e o tempo ( é comum aos dois movimentos ) calculamos a distância em 1,0 km.