sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Capítulo 06/01 - Comentários sobre os exercícios da apostila.

Exercício 01 - Lembre-se que a unidade do SI para a frequência é rps ( rotações por segundo ) também chamada Hertz ( Hz ). Faça a conversão (dividindo por 60 ).

A ) - Utilize a fórmula que relaciona a frequência com a velocidade angular. Multiplique por 2pi para ter a velocidade angular em rad/s.

B ) - Utilize a equação que relaciona a velocidade angular e a velocidade linear.

Note que os dados são mostrados com dois algarismos significativos.Então, o mesmo deve acontecer com as respostas. Faça do arredondamentos!!!
 
Exercício 02 - Utilize a equação que relaciona a velocidade angular e a velocidade linear. Lembre-se de quanto mede ( em radiano ) o ângulo de uma volta completa e que a velocidade angular é dada ( no SI ) em rad/s. Para ter a velocidade em rps divida por 2.pi.

Exercício 03 - Observe que a velocidade angular é dada em rotações por segundo ( rps ), você deve passa - la para rad/s. Para isto você deve multiplica-la por dois pi.  Lembre-se w = 2. pi. f . Use a equação que relaciona a velocidade angular com a linear e depois a equação da aceleração centrípeta.

Exercício 04 - Use a equação da aceleração centrípeta para calcular o valor da velocidade linear e depois a equação da velocidade angular. Calculada a velocidade angular, lembre-se que a freqüência é o inverso do período, use a equação que relaciona a velocidade angular e a freqüência. Lembre-se que a aceleração centrípeta que mantém o satélite em órbita e a aceleração da gravidade.

Cuidado com as unidades, lembre-se que a resposta está em minutos.

Exercício 05 - Use a equação da aceleração centrípeta para calcular o item "A". Cuidado com as unidades e lembre-se que o raio a ser usado é o da Terra mais a altitude. Para o item "B" basta lembrar que, neste caso, a aceleração da gravidade é a própria aceleração centrípeta.

Exercício 06 - Lembre-se que o período da rotação da terra em torno do sol é de 01 ano e que a freqüência é o inverso do período. Calculada a freqüência, calcule a velocidade angular e depois use a equação que dá a aceleração centrípeta em função do raio e da velocidade angular.

Exercício 07 - Você deve notar que os valores em radiano e em grau estão em proporção. Logo estabeleça uma regra de três partindo do que você sabe, ou seja, 180 graus está para "pi" radianos assim como A graus está para "x" radianos. "A" graus representa a medida de ângulo em graus que se quer passar para radianos. "x" representa essa mesma medida em radianos. Multiplique em cruz.

Exercício 08 - Como o ponteiro completa uma volta em 01 minuto, o período é de 60 segundos. Lembre-se que a frequência é o inverso do período. Aplique a equação que relaciona a velocidade angular à frequência.

Exercício 09 -
Aplique a equação que relaciona o ângulo central ao deslocamento linear. Não se esqueça de trabalhar sempre com os ângulos em radianos.

Exercício 10 - Note que é pedida a velocidade em km/h e que o período de rotação da Terra em torno do seu eixo é de 24 horas. Calcule a velocidade angular e depois a velocidade linear pedida.

Exercício 11 - Calcule a velocidade angular e depois use a equação do movimento circular uniforme para calcular o ângulo. Se você colocar o referencial de maneira adequada o ângulo inicial torna-se nulo.

Exercício 12 - Lembre-se: Quando a velocidade angular é dada em rpm você deve dividir por 60 para mudar a unidade para rps depois multiplicar por 2.pi para ter a velocidade angular em rad/s. Use a equação que relaciona a velocidade linear à velocidade angular.

Exercício 13 - Imagine a fita do filme sendo enrolada na bobina. Se é projetado 24 quadros por segundo e se cada quadro tem 18 mm de altura então a velocidade linear é 24.18 mm/s. Como você conhece o raio use a equação que relaciona a velocidade angular e a linear.

Exercício 14 -Se o satélite tem órbita estacionária então sua velocidade angular é a mesma da Terra. Lembre-se que a frequência é o inverso do período e na resposta o período está em horas. Aplique a equação que relaciona a velocidade angular à frequência.
Qual o período de rotação da Terra em torno do seu eixo ?

Exercício 15 - Se ela não desliza então a velocidade de um ponto na borda é a velocidade de translação. Aplique a equação que relaciona a velocidade angular à linear e depois a que relaciona a velocidade angular à freqüência.

Exercício 16 -Aplique as equações:

Exercício 17 - Como a freqüência á dada, calcule o período. Note que o ângulo descrito pelo alvo é de exatamente meio período. Isto é também o tempo que ao projétil leva para atingir o alvo. Aplique a definição de velocidade média já que a velocidade é constante.

Exercício 18 - Aplique a equação que relaciona a velocidade angular à velocidade linear. Como as velocidades lineares são as mesmas ( elas estão ligadas pela correia ) iguale as duas equações substituindo o valor da velocidade linear de uma na outra. Use a equação que relaciona a velocidade angular à freqüência para calcular a velocidade angular. Depois calcule a resposta.

Exercícios 19 - Lembre-se que as grandezas são vetoriais, portanto,é necessário uma aceleração para a partícula mudar a sua direção.

Exercício 20 - É dada a freqüência então calcule a velocidade angular pela equação que a relaciona à freqüência e a velocidade linear pela equação que relaciona a velocidade angular à velocidade linear.

Exercício 21 - Lembre-se que o período é dado e que a freqüência é o inverso do período. Use as equações do exercício anterior para velocidade linear e depois a equação da aceleração centrípeta.

Exercício 22 - Faça uma regra de três: 24 horas está para 2 horas assim como 360 graus está para "x" graus.

Exercício 23 - Considere um relógio com um mostrador de 12 horas e pense no tempo que cada ponteiro leva para completar uma volta. A freqüência é o inverso do período.

Exercício 24 - Lembre-se que a velocidade angular de qualquer ponto de um corpo rígido é a mesma independente da distância do centro de rotação.

Exercício 25 - Para as velocidades angulares vale o que foi dito no exercício anterior e a velocidade linear,ao contrário, é maior à medida que o ponto está mais distante do centro.


Imagem: Cepa - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada, USP.