Se você desejar, antes de iniciar a resolução dos exercícios pode recordar os conceitos necessários clicando aqui. Pode também assistir as aulas dos professores a Uff aqui.
Exercício 01 -Aplique o teorema do trabalho-energia e depois aplique a definição de trabalho. Iguale as duas e calcule. Lembre-se: A força de atrito é negativa pois está sempre no sentido oposto ao deslocamento.Veja aqui o significado do trabalho positivo e do trabalho negativo.
Exercício 02 - Se o movimento é circular a tração é sempre perpendicular à direção do deslocamento naquele instante. Lembre-se: Força perpendicular à direção do deslocamento não realiza trabalho.
Exercício 03 - A - ) Use o teorema do trabalho-energia. B - ) Mais uma vez calcule o trabalho pela definição.Note que o sinal negativo da força indica que ela está no sentido oposto ao deslocamento.A bala, afinal, tem a sua velocidade reduzida pela porta.
Exercício 04 - Use a definição de trabalho e depois iguale o resultado ao teorema do trabalho-energia para calcular a velocidade.
Exercício 05 - Use o teorema do trabalho-energia e depois a definição de trabalho para calcular a força. A força, no caso, é a própria força de atrito.
Exercício 06 - Calcule as componentes da força na direção "x" e na direção "y". Aplique o teorema do trabalho-energia. O trabalho é realizado pela resultante das forças na horizontal.Para calcular a força de atrito será necessário calcular antes a força normal. Faça então a resultante das forças na vertical.
Atenção: Altere o gabarito para 37 m/s e 30 m/s.
Exercício 07 - Use o teorema do trabalho-energia para calcular o trabalho e depois a definição de potência.
Exercício 08 - Lembre-se: a força de atrito tem o sinal negativo.
A- ) Use a definição de energia cinética.
B - ) Use o teorema do trabalho-energia.
C - ) Use a definição de trabalho.
Exercício 09 - Use o teorema do trabalho-energia.
Exercício 10 - Siga a seguinte linha de raciocínio: A energia cinética da partícula 01 é a mesma da partícula 02. Como ambas são freadas até parar os trabalhos feitos sobre elas são iguais. Use a definição de trabalho. Como a força sobre a partícula 01 tem a mesma intensidade da força feita sobre a partícula 02 então...
Exercício 11 - Estamos interessados no trabalho da força de atrito cinética. Calcule a força normal lembrando que o bloco está em equilíbrio na vertical. Faça Ry = 0.
Imagem: turma306fisica.blogspot.com