sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Capítulo 12/01 - Comentários sobre os exercícios da apostila.

Antes de começar a resolução dos exercícios, se desejar, você pode recordar os conceitos estudados no capítulo sobre Gravitação estudando o resumo aqui.

Exercício 01 - A interação gravitacional tem a mesma intensidade para os dois corpos que estão interagindo. Aplique a segunda lei de Newton ( a segunda lei nos diz que a aceleração é inversamente proporcional à massa ) e faça as substituições.


Exercício 02 -
A lei da gravitação universal afirma que a gravitação é atrativa e a força é crescente se a distância estiver diminuindo continuamente.Como as massas estão inicialmente em repouso o movimento é retilíneo. Devido a ação da força gravitacional o movimento é acelerado.

Exercício 03 -Use a equação da gravitação universal.No ponto onde a atração da Lua se iguala a atração gravitacional da Terra chame a distância do centro da Terra ao ponto de "X" e a distância do centro da Lua ao ponto chame de "D - x".

Exercício 04 - Lembre-se que a gravitação é uma força do do tipo " proporcional ao inverso ao quadrado" ( 1/r² ). Isto implica que se você dobra a distância a força diminui do quadrado de 2.

Exercício 05 -Use - A lei da gravitação universal . Lembre-se que a força gravitacional na Terra é o peso do corpo ( P ). Calcule o peso para a Lua e coloque a massa em termos da massa da Terra. Faça o mesmo para o raio da Lua.

Exercício 06 - Lembre-se que quando maior a distancia menor é a força gravitacional. A Lei do inverso do quadrado dá o gráfico de uma hipérbole.

Exercício 07 - Lembre-se de que a gravitação é atrativa. Desenhe as setas dos vetores da força da gravidade de A sobre C e de B sobre C. Você pode usar a lei da gravitação universal mas como as esferas têm a mesma massa basta usar a lei do inverso do quadrado ( 1/r² ).
Exercício 08 -Use a lei do inverso do quadrado. Lembre-se é pedido a altura em relação à superfície da Terra.

Exercício 09 - Use a lei da gravitação universal e lembre-se do inverso do quadrado.

Exercício 10 - Use a lei da gravitação universal. Calcule a força no astro em função da massa ( M ) e do raio da Terra ( R ).

Exercício 11 - Segundo Newton a força da gravitação é atrativa e a força gravitacional entre dois corpos forma um par de forças de "ação-reação". Portanto pela terceira lei...

Exercício 12 - Use a A Lei do inverso do quadrado e calcule em termos da massa e do raio da Terra para poder fazer a comparação pedida.

Exercício 13 - O astronauta está ligado a nave portanto tem o mesmo movimento dela. Como está no vácuo o fato de soltar-se da nave não modifica a situação.

Exercício 14 - Você deve usar a lei da gravitação e calcular o peso em Marte em função da massa e do raio da Terra. Mas lembre-se que a pessoa em Marte está a uma distância do centro do planeta igual ao raio da Terra.Cuidado a única coisa que muda é a massa do planeta.

Exercício 15 - Use a lei da gravitação universal e calcule tudo em função da massa e do raio da Terra para poder compara como pede o exercício.

Exercício 16 - Use diretamente a segunda lei de Kepler.

Exercício 17 - Use diretamente a terceira lei de Kepler, a lei dos períodos.

Exercício 18 - Note que a força gravitacional exerce o papel da força centrípeta. Iguale as duas expressões e calcule a velocidade.