sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Capítulo 11/01 - Comentários sobre os exercícios da apostila.

Para recordar os conceitos usados nos exercícios a seguir consulte a teoria neste link. Para assitir a uma aula sobre as aplicações das Leis de Newton e para se divertir no recreio acesse este outro link.

Exercício 01 - Você deve resolver a questão calculando a resultante das forças que agem sobre a bola. Lembre-se o sistema está em equilíbrio estático. Para calcular a resultante veja aqui. O passo a passo para resolver a questão consulte aqui. Isole o nó da corda, não a bola.

Exercício 02 -Lembre-se se o objeto está com velocidade constante ele está em equilíbrio dinâmico. Calcule a resultante das forças. Cuidado com as componentes na horizontal e na vertical. Recorde o conceito de componentes de um vetor clicando aqui.

Exercício 03 - Você deve calcular a resultante. Lembre-se que o corpo está em equilíbrio estático e coloque o eixo "X" paralelo ao plano inclinado. Isto Simplifica as contas.

Exercício 04 -
Cuidado.O sistema está em equilíbrio.Você deve calcular a resultante. Lembre-se, no entanto, que agora há dois objetos se movendo juntos logo, para calcular a aceleração devemos isolar os dois blocos juntos. Calcule a resultante ao longo do movimento dos dois blocos.

Exercício 05 - O plano inclinado "comprime" o bloco e o empurra para frente através da força normal. O bloco não está em equilíbrio. As únicas forças que agem sobre ele são a normal. o peso e a força de atrito. Como o bloco não desliza a resultante dessas forças dá uma força horizontal. Como já temos a aceleração do bloco, basta aplicar a segunda lei.

Exercício 06 -
Note que a velocidade é constante logo o foguete está em equilíbrio dinâmico. Veja o que Newton diz sobre a resultante das forças nesta situação clicando neste link .

Exercício 07 -Novamente temos que calcular a resultante. A melhor maneira de desenhar os eixos cartesianos é com o eixo "X" paralelo ao plano inclinado.Lembre-se o sistema está em equilíbrio dinâmico.

Exercício 08 -
Não é necessário fazer as contas. Desenhe as setas das forças que agem sobre a esfera.Some as setas e lembre-se que o sistema está em equilíbrio estático.

Exercício 09 -Basta usar nosso método para calcular a resultante. O melhor é colocar os eixos de tal maneira que a força "F" fique inclinada.

Exercício 10 -Note que o peso dos dinamômetros e das cordas são muito pequenos logo eles apenas transmitem ( e medem ) a tração na corda. A terceira lei nos informa que o dinamômetro A "segura" a mola do "B" e a parede "segura" a mola do "A".Logo as molas têm a mesma marcação.

Exercício 11 - Siga o mesmo raciocínio do exercício 04. Note que aqui,ao contrário do exercício 04, é dado o peso de "B" e pede-se o ângulo.

Exercício 12 -
Você terá que usar as condições de equilíbrio de rotação e de translação.
A - ) Faça o ponto fixo em "A" e aplique a condição de equilíbrio para rotação.
B - ) Calcule a resultante das forças sobre a barra na horizontal.
C - ) Aplique novamente a condição de equilíbrio de rotação mas agora faça o ponto fixo no meio da barra.

Exercício 13 -
Para nos movermos numa direção devemos empurrar matéria na direção oposta e deixar que a reação ( terceira lei ) nos leve.

Exercício 14 -Aplique a terceira lei de Newton. Desenhe as setas do par de ação - reação.

Exercício 15 - Aplique o passo a passo para resolver os problemas de dinâmica. Recorde como se faz consultando este " link." e depois desenhe as setas das forças.

Exercício 16 - Basta calcular a resultante das forças sobre o balde na vertical.O balde não está em equilíbrio. Aplique a segunda lei. Não se esqueça de primeiro marcar o sentido positivo ( marque para cima ) e dar o sinal às forças de acordo.

Exercício 17 -Calcule a resultante na vertical das forças sobre o homem. O homem não está em equilíbrio. aplique a segunda lei. Não se esqueça de marcar o sentido positivo. Sugestão: marque positivo para baixo.

Exercício 18 - Lembre-se ação e reação estão sempre em corpos diferentes e são iguais em módulo.

Exercício 19 -Você deve aplicar o mesmo raciocínio do exercício 16. Trabalhe com a reação da força que os pés dos passageiros exercem sobre o piso. Ela é aplicada sobre os passageiros e, pela terceira lei, é de igual intensidade.

Exercício 20 - Aplique o mesmo raciocínio do exercício 17 mas agora a aceleração da queda é "g", ou seja, o elevador cai em queda livre. Se você estivesse sobre uma balança dentro do avião ela marcaria...

Exercício 21 - Veja o exercício 12. Agora não há peso na ponta.Note ainda que a barra está encostada na parede portanto quem a segura é a força de atrito.Veja o gabarito da apostila e estude com cuidado a observação feita sobre os suportes das forças concorrerem para um único ponto.

Exercício 22 -Aplique o mesmo raciocínio do exercício 01. Isole o nó da corda. Veja a dica do gabarito da apostila.

Exercício 23 - Você vai aplicar as condições de equilíbrio para rotação e translação.
A - ) Aplique a condição para rotação e tome o ponto "A" como ponto fixo.
B - ) Basta aplicar a condição de equilíbrio para a translação calculando a resultante na vertical.
C - ) Aplique a condição de equilíbrio para rotação e tome o ponto "C" como ponto fixo. Cuidado com os ângulos. Lembre-se " o seno de um ângulo é igual ao coseno do seu complemento". E vice-versa.