Carga elétrica (ou eletricidade) é uma propriedade da matéria. Quando duas partículas que possuem essa propriedade são colocadas suficientemente próximas uma da outra elas se atraem, são aceleradas uma na direção à outra.
Podem também ser repelidas, são aceleradas em direções opostas. Quando isso acontece afirmamos que essas partículas possuem carga elétrica.
Existem dois tipos de carga elétrica: Carga elétrica positiva e carga elétrica negativa. Clique aqui para assistir a um vídeo sobre como se determina a existência de dois tipos de carga elétrica.
Das partículas que formam os átomos, os elétrons e os prótons possuem eletricidade ou carga elétrica. A carga dessas partículas são as menores cargas existentes na natureza. Não existem objetos com carga elétrica menor. As suas cargas elétricas são iguais.
A carga do próton é positiva e a do elétron negativa.
Num átomo, a quantidade de elétrons é a mesma dos prótons, logo a quantidade da carga elétrica positiva é a mesma da carga elétrica negativa. Nesta situação afirmamos que o átomo é neutro.
Assim, quanto um corpo possui um excesso de elétrons, afirmamos que ele possui carga elétrica negativa. Quando lhe falta elétrons afirmamos que sua carga elétrica é positiva.
Condutores e isolantes
Existem certos materiais onde os elétrons das camadas mais externas dos átomos podem passear por entre os átomos e formar uma corrente de elétrons. Eles são chamados materiais condutores.
Noutros materiais os életrons das camadas mais externas dos átomos estão ligados mais firmemente ao núcleo e não podem se deslocar e formar uma corrente. São chamados materiais isolantes.
A Lei de Coulomb
Entre dois objetos que possuem carga elétrica aparece uma força de atração se as suas cargas têm sinais opostos ou de repulsão se elas têm o mesmo sinal.
O módulo desta força é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.
Esta força é chamada Força Coulombiana. E suas características podem ser estudadas aqui..
Imagem: portaldoprofessor.mec.gov.br