sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Capítulo 02/02 - Comentários sobre os exercícios da apostila.

Exercício 01 - Observe que a variação entre as escalas Celsius e Kelvin são iguais.Entre as escalas Celsius e Fahrenheit não. A variação na escala Celsius é dada por (Tc - 0) e na escala Fahrenheit é dada por (Tf - 32). Faça essas substituições fórmula.

Exercício 02 - Use a expressão da quantidade de calor. Note que a pergunta se refere a uma razão entre duas quantidades, isto é, uma (p) dividida pela outra (q). Você tem que encontrar uma maneira de comparar a quantidade de calor recebida pelo bloco "P" e pelo bloco "q". Para isto iguale as variações da temperatura de um e outro. Chame o calor específico de "c" e a massa do bloco "q" de "m".

Exercício 03 - Atenção: Use o gráfico para obter as informações. Use a expressão da quantidade de calor. Se é dada a quantidade de calor recebida a cada minuto então basta descobrir quanto tempo o processo durou para ter a quantidade de calor recebida. A variação da temperatura é dada no gráfico.

Exercício 04 - Note que a expressão da quantidade de calor é proporcional á massa e a variação da temperatura. As duas são iguais para a esfera de ferro e a de chumbo. Assim fundirá mais parafina quem tiver absorvido mais energia, isto é, a esfera que possuir maior calor específico.

Exercício 05 - A energia é conservada. Logo o calor cedido é igual ao calor recebido. Estabeleça essa igualdade e use a expressão da quantidade de calor trocado. É interessante tomar o cuidado de fazer a variação da temperatura sempre positiva: (Tf - 12) e ( 52 - Tf).

Exercício 06 - Divida o exercício em duas partes. Primeiro note que os corpos ganharam a mesma quantidade de calor. Use a expressão da quantidade de calor trocado. Iguale as duas equações e obtenha: 3.mA.cA = 7.mB.cB. Na segunda parte faça como no exercício anterior.

Exercício 07 -Cuidado, temos aqui uma mudança de fase ( fusão do gelo ). Verifique primeiro se o calor que a água irá ceder para ir de cinco até zero graus é suficiente para derreter todo o gelo.

Exercício 08 -Mais uma vez: Cuidado! Note que o calor cedido pela água ao se condensar é grande. Verifique se a quantidade de calor que o gelo e a água podem absorver é suficiente para provocar uma condensação da água.

Exercício 09 -Use o mesmo raciocínio do exercício 05: Quantidade de calor cedida é igual à quantidade de calor recebida.

Exercício 10 - A conservação da energia nos afirma que o calor cedido pelo refrigerante para se resfriar até zero graus é igual ao calor absorvido pelo aquecimento do gelo até zero graus mais o calor absorvido na sua fusão.

Exercício 11 - Use a expressão da troca de calor e do calor latente. Os dados devem ser retirados do gráfico. A ) leitura direta do gráfico. B ) Temos a massa e a quantidade de calor absorvida pode ser retirada do gráfico. C )Aplique a fórmula e use o valor da temperatura de fusão. D ) Aplique a fórmula e retire a variação da temperatura do gráfico.

Exercício 12 - Faça a temperatura na escala Celsius igual a 2.F. "F" é a medida da temperatura na escala Fahrenheit.

Exercício 13- Cuidado. Temperatura não é energia interna mas está ligada ao grau de agitação das moléculas.

Exercício 14 - Considere o valor dado -45 e lembre-se que a escala Kelvin é uma escala absoluta, isto é, não possui valores negativos.

Faça a correção do gabarito para a letra C.

Exercício 15 - Aplique a fórmula da mudança da escala Celsius para Fahrenheit. Faça Tf = Tc + 72. Onde Tc é a temperatura em graus Celsius e Tf em graus Fahreinheit.

Exercício 16 - Note que as esferas têm a mesma massa. Ganha o material que tem maior calor específico.

Exercício 17 - Repetição do exercício 05.

Exercício 18 - Repetição do exercício 08.

Exercício 19 - Utilize a mistura de A com B para obter uma relação entre os calores específicos ( cA = 2.cB ) e de B com C para obter ( cB = 3.cC ). Note que na mistura de B e C a temperatura de equilíbrio é de 60 graus. Na mistura de A e B é de 90 graus. Logo, quando misturamos os três corpos a temperatura de equilíbrio deverá estar acima de 70 graus. Monte a equação do equilíbrio fazendo a variação das temperaturas baseado nesse fato.

Exercício 20 - No vaso adiabático não há troca de calor com o ambiente. A energia se conserva e o calor recebido é igual ao calor cedido. Monte a equação.

Exercício 21 - Lembre-se que a massa de 1,0 litro de água corresponde a 1,0 kg. Aplique a equação da troca de calor e encontre a energia necessária. Lembre-se de converter caloria em Joule e de que potência é energia liberada a cada segundo.

Exercício 22 - Como a massa é de uma grama você pode usar a definição de calor específico e de calor latente em vez da equação. O calor específico do gelo é de meia caloria por grama a cada grau. Como são 10 graus até zero temos 5,0 cal. O calor latente do gelo é de 80 cal por grama. Como temos uma grama...mais 80 cal. O calor específico da água é de 1,0 cal por grama a cada grau.Logo, teremos 100 calorias até a temperatura de ebulição. O calor latente de vaporização é de 540 caloria por grama... mais 540 cal. No vapor o calor específico é de 0,5...logo teremos mais 10 cal até 120 graus. Somando tudo ficamos com 735 cal.

Exercício 23 - Derreter água é fusão do gelo.

Exercício 24 - O calor específico da água é 1,0 caloria por centímetro cúbico e a massa de um litro de água vale 1,0 quilograma. Use a equação e calcule a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um grau Celsius. Passe a quantidade para Joules multiplicando por 4,2. Repare que a piscina tem 1,0 m² de área e que ela  recebe 2,1 . 10² Joules por segundo de energia. Divida a quantidade de energia que encontrou por esse número e obtenha a resposta.

Exercício 25 - A) Falso pois o calor específico varia com o estado da substância.B)Falsa pois os calores específicos do gelo e da água são diferentes.C)Idem pelo mesmo motivo.D)Falso pois de a massa de gelo for muito grande em relação a da água a temperatura de equilíbrio será de zero graus.


Imagem: uol.com