![]() |
Arquimedes |
Exercício 02 - Aplique o princípio fundamental da hidrostática. Lembre-se que a densidade da água é de 1,0 g/cm³= 10³ kg/m³.
Exercício 03 -Aplique a definição de pressão e o princípio de Pascal, isto é, a pressão sob os dois êmbolos são iguais.
Exercício 04 - Aplique o princípio de Arquimedes. Observe: Como o sistema está em equilíbrio ( pois o corpo flutua ) então a resultante das forças que atuam na vertical é nula ( ver segunda lei de Newton ).
ATENÇÃO: No gabarito o volume está em centrímetros cúbicos. Logo, para não ter o trabalho de fazer as transformações de unidades simplifique logo de inicio o "g" das fórmulas pois ele é a única grandeza que está em metros.
Exercício 05 - Aplique a definição de densidade.
Exercício 06 - Veja o princípio fundamental da hidrostática.
Exercício 07 - Veja o princípio de Pascal.
Exercício 08 - Veja o princípio de Arquimedes.
Exercício 09 - O princípio de Pascal considera que o fluido está em equilíbrio e que a densidade não varia na faixa considerada. Isto não acontece com a atmosfera onde as camadas de ar mais próxima à superfície são mais densas.
Exercício 10 - Cuidado! A densidade média não é a média das densidades. Use a definição de densidade. Considere m = m1 + m2; m1 = D1 . V1; m2 = D2 . V2 e V1 = V2 = V/2.
Exercício 11 - Aplique o raciocínio do exercício 10. Calcule o volume de cada material. Lembre-se que o volume da coroa é a soma dos volumes do ouro, da prata e do cobre.
Exercício 12 - O peso é dividido igualmente pelos quatro pneus. Aplique a definição de pressão.
Exercício 13 - A pressão que o bloco faz sobre a mesa é dada ( pela terceira lei de Newton ) pela reação à força Normal. Calcule a força Normal aplicando a segunda lei, isto é, calcule a resultante na vertical. Lembre-se que para calcular a componente da força F na vertical faça o seno de trinta graus igual a 1/2.
Exercício 14 - Antes do garoto colocar a boca no canudinho as pressões dentro e fora são iguais e o refrigerante fica na mesma altura. Ao retirar o ar de dentro do canudinho a pressão é reduzida dentro do canudo e o refrigerante sobe por ele.
Exercício 15 - Aplique o princípio de Pascal, isto é, a pressão sob o êmbolos são iguais. Aplique da definição de pressão.
Exercício 16 - Se o bloco de gelo flutua então, segundo a segunda lei de Newton, o peso é igual ao empuxo ( em módulo ).Monte essa equação e lembre-se que o volume é a área da base multiplicada pela altura.
Exercício 17 - A ) - Note que o Empuxo depende da densidade, da aceleração da gravidade e do volume de água deslocado pelas esferas. Como os volumes delas são iguais então o Empuxo é igual e a razão é de um.B ) - As esferas estão em equilíbrio. Aplique a segunda lei de Newton.
Note que as forças que agem nas esferas são o peso, a tensão no fio e o empuxo. Didida a equação da esfera A pela equação da esfera B e calcule a razão.
Exercício 18 - O bloco está em equilíbrio. Aplicando a segunda lei de Newton temos que o peso é igual ao Empuxo no caso do líquido e no caso da água. Como o bloco é o mesmo ( o peso é o mesmo ) iguale as duas equações.
Lembre-se que o volume é igual à altura vezes a área da base ( ESTAMOS FALANDO DO VOLUME SUBMERSO ).
Faça as simplificações e irá encontrar D1 .H1 = D2 . H2. Note que a densidade dois é 3/4 da densidade um. Com isto você vai encontrar que a altura na água é 3/4 da altura no líquido.
Exercício 19 - Aplique o Princípio fundamental da hidrostática. Note que a unidade da pressão deve estar em Pascal repare que as medidas são dadas em dois algarismos significativos.
Com isto o valor da pressão atmosférica é tão pequeno comparado ao valor da pressão dentro da garrafa que ao ser somado não altera o resultado.
Exercício 20 - Aplique a segunda lei de Newton sobre as forças que atuam na bola. Note que a bola está em equilíbrio. As forças são a pressão, o peso e o empuxo. Cuidado com as unidades.
Lembre-se da definição de densidade e de que bola está totalmente mergulhada na água logo o volume da bola é o mesmo volume da água deslocada.
Exercício 21 - Aplique princípio fundamental da hidrostática. Note que a pressão é proporcional à profundidade então o gráfico "Pressão versus profundidade" é uma reta.Por outro lado, a inclinação da reta é dada por ( D.g ), isto é, é dada pela densidade multiplicada pela aceleração da gravidade. Como a aceleração é constante a inclinação da reta varia se a densidade do meio variar.
No caso,a densidade da água é maior pois a água esta no fundo. Assim teremos um gráfico com inclinações diferentes e a inclinação maior é na parte da água.
Imagem: deltacat.blogs.sapo.pt