sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Capítulo 11/02 - Ondas.

Chamamos de onda a uma pertubação de um meio físico. Essa pertubação não transporta matéria mas transporta energia. As ondas são classificadas em: Onda transversal e onda longitudinal. Veja aqui uma caracterização de cada tipo.

Podemos obter exemplos interessantes de ondas mecânicas em lugares dos mais inesperados. Por exemplo: As ondas podem surgir das grandes explosões no Sol. Veja aqui um vídeo que mostra uma onda se propagando na superfície solar.

Por outro lado você mesmo pode construir uma onda. Vamos trabalhar com uma onda transversal numa corda. Por favor tente esse exercício.

As grandezas físicas associadas a uma onda são: a sua freqüência, o seu comprimento de onda, a sua amplitude e a sua velocidade de propagação.

A grandeza física freqüência ( e período ) são definidas tanto para os movimentos circulares como para os oscilatórios. Veja aqui essas definições. Veja na animação um exemplo interessante que discute o conceito de freqüência.

A amplitude da onda, por sua vez, está associada à energia que a onda transporta. Veja na animação uma ilustração desse conceito para uma onda transversal.

Uma onda tem a sua velocidade de propagação. Essa velocidade está relacionada à freqüência da onda e ao comprimento de onda. É dada pela expressão matemática vista aqui.

Imagem: pion.sbfisica.org.br