![]() |
Galileu |
Como a aceleração é uma grandeza vetorial o fato dela ser constante implica que tanto o seu módulo como a sua direção e sentido não variam. Isto implica numa trajetória retilínea do movimento. Estamos falando do movimento retilíneo uniformemente variado. Ele é "uniformemente variado" porque a sua aceleração é constante.
A aceleração é uma grandeza física que mede a rapidez da variação da velocidade. Em primeiro lugar definimos aceleração média.
No nosso estudo vamos tratar também com a aceleração instantânea, ou seja, a aceleração medida a cada pequeno intervalo de tempo. Como o movimento que estudamos tem aceleração constante então a aceleração média e a aceleração instantânea são iguais.
Para entender um pouco mais sobre os efeitos da aceleração sobre o movimento assista a esta animação da Agência Espacial Européia.
As equações desse movimento são um pouco mais complicadas e em maior número pois temos que tratar com mais uma grandeza: a aceleração. São elas:
Note que na primeira equação a posição varia com o quadrado do tempo. Este fato faz com que o gráfico desta função seja uma parábola. Na segunda equação a velocidade varia proporcionalmente com o tempo e isto, como já vimos, faz com que o gráfico seja uma reta.
Outro fato a ser observado é que na terceira equação a velocidade não depende do tempo. Isto será de grande ajuda na resolução dos problemas.
A última equação passa despercebida na maioria das vezes mas é importante que você estude este comentário sobre a velocidade média no MRUV
As equações do movimento retilíneo unifomemente variado podem ser estudadas aqui.
GRÁFICOS DO MRUV.
Os tipos de gráficos do movimento uniformemente variado estão expostos na apostila.No entanto, se você quiser adquirir um conhecimento mais sólido sobre o gráfico da aceleração versus tempo veja o significado da aceleração no gráfico aqui. Você deve ainda brincar um pouco com esta animação.
Devemos ainda ressaltar os seguintes aspectos sobre os gráficos:
- A forma do gráfico da posição x tempo é a nossa parábola. A concavidade está associada ao sinal da aceleração. Concavidade para baixo significa aceleração negativa. Concavidade para cima significa aceleração positiva.
- ATENÇÃO: A forma do gráfico ( parábola ) não é a trajetória do objeto que se movimenta. A trajetória é retilínea.
- Neste movimento a velocidade varia a cada instante portanto o método da inclinação da reta para calcular a velocidade não pode ser usado como no movimento uniforme. No entanto, podemos ter alguma informação sobre a velocidade usando a inclinação da reta tangente. No movimento acelerado não aprenderemos como usar o método da inclinação para calcular o módulo da velocidade, mas podemos usa-lo para comparar um módulo com outro ou saber o sinal da velocidade. Veja como aqui.
- O método da área sobre a curva para calcular a distância percorrida ainda pode ser usado. Note que agora teremos áreas positivas e negativas. Veja aqui um exercício sobre o uso desse método.