Exercício 01 - Lembre-se que a velocidade angular é a freqüência multiplicada por 2pi e que a unidade da freqüência deve ser rotações por segundo ( rps ). Use as equações do movimento circular uniformemente variado:
- A ) - Use a equação angular equivalente a equação horária da velocidade.
- B ) - Use a equação angular equivalente a equação de Torricelli. Lembre-se que você já calculou a velocidade angular no item A.
Exercício 02 - Você deve desenhar dois eixos cartesianos. Um deles deve passar pelo ponto "p" e pelo centro da circunferência o outro deve ter a direção do vetor velocidade. Decomponha o vetor aceleração nas acelerações centrípeta e tangencial. Note que a aceleração tangencial tem direção oposta à velocidade, logo, o movimento é desacelerado ou retardado.
Exercício 03 - Construa o sistema de eixos cartesianos como no exercício anterior. Note que o movimento é acelerado então o vetor aceleração deve apontar para dentro da curva no mesmo sentido da velocidade.
Exercício 04 - Use as equações do movimento circular uniformemente variado:
- A ) - Use a equação angular equivalente a equação horária da posição.
- B ) - Lembre-se que uma volta tem 2pi radianos, portanto, basta dividir o ângulo calculado no item anterior por 2pi.
- C ) - Use a equação angular equivalente a equação horária da velocidade. Aplique a equação que relaciona as grandezas angulares com as lineares para calcular a velocidade linear e depois aplique a definição de aceleração centrípeta.
Atenção: Mude o item "C" do gabarito para 98,6 rad/s².
Exercício 05 - Aplique a equação angular equivalente a equação de Torricelli e lembre-se que uma volta tem 2pi radianos.