![]() |
André M. Ampére |
Exercício 01 - Use diretamente a Lei de Ohm. Se necessitar recordar as caracterísiticas desta Lei clique aqui.
Exercício 02 - Repare que os aparelhos estão ligados em paralelo. Isto significa que a voltagem é a mesma para os três. Cada um deles vai requerer do circuito a sua potência nominal. Então use a relação P = V.I para calcular a corrente elétrica que atravessa cada um deles.
No item b lembre-se do princípio da conservação da carga elétrica. Para dimensionar o fusível devemos determinar a corrente total em condições normais de funcionamento. Faça It = I1 + I2 + I3.
Exercício 03 - Num circuito, nos ramos em paralelo, a corrente elétrica é maior onde a resistência é menor. Com a chave S aberta a corrente se divide entre os trechos I e II.
Quando a chave S é fechada a corrente no trecho III tende a uma valor muito grande pois a resistência do trecho é muito pequena. Ele está em curto-circuito. Com toda a corrente indo para o trecho III as correntes dos trechos I e II tende a se anular. Assim, somente o fusível I se queima.
Exercício 04 - Aqui se aplica o mesmo raciocínio do exercício anterior. Note, no entanto, que neste caso não existirá curto-circuito pois a lâmpada L1, em série com a bateria, fornece a resistência quando a chave S é fechada. Nas lâmpadas L2 e L3 a corrente que passa por elas é nula pois a chave S fechou um curto-circuito parcial.
Exercício 05 - No item A use a relação P = V.I para calcular a corrente em cada farol e em cada lâmpada. Como as ligações são em paralelo some todas elas para ter a corrente total. No item B aplique a mesma relação do item A. Para o item C aplique a Lei de Ohm usando o valor da corrente encontrada no item B.
Exercício 06 - Use a relação P = V.I para calcular a corrente.
Exercício 07 - Neste caso a bateria não é ideal, isto é, existe uma resistência interna. Com a retirada de um resistor a resistência total diminui e a corrente aumenta.
Exercício 08 - Os aparelhos de medição que usamos são considerados ideais, isto é, eles não alteram as características do circuito. Observe que as resistências estão ligadas em paralelo. Para o item A use a Lei de Ohm. Para o item B use a relação P=V.I
Exercício 09 - Use a relação P = V.I para calcular a corrente no item A. No item B use a Lei de ohm para calcular a queda de tensão na resistência interna de cada gerador. Lembre-se que a voltagem fornecida por um gerador é igual a sua força eletromotriz menos a queda de tensão da resistência interna.
Exercício 10 - O exercício consiste em somar resistências em série e em paralelo. Use a Lei de Ohm para comparar as correntes.
Exercício 11 - Calcule primeiro a soma das duas resistências em paralelo (de 6 e 3 ohms). Note que este resultado é uma resistência em série com as outras duas.
Exercício 12 - Lembre-se que a corrente é uma propriedade do circuito como um todo. Portanto, se ocorrer uma mudança no circuito a corrente total se ajusta a nova configuração. Quando o interruptor III é aberto a corrente I3 se anula. Repare que nos trechos I e II nada se altera. As lâmpadas estão ligadas em paralelo e a ddp continua a mesma.
A corrente não se altera nesse trecho. Mas a energia consumida pelas lâmpadas diminui (agora são somente duas delas). A corrente transporta a energia elétrica. Logo, a corrente total se ajusta para uma intensidade menor.
Exercício 13 - O exercício consiste em saber somar resistências ligadas em série e em paralelo. Depois você deve usar a Lei de Ohm. Faça as contas.
Repare, no entanto, que se queimar uma resistência R e uma 2R a resistência total dobrará. Como a voltagem é constante então a resistência é inversamente proporcional à corrente, e assim a corrente diminui para a metade da inicial.
Exercício 14 - Repare que a resistência dos trechos I, II e III são iguais e valem R. A resistência total do circuito é então R/3. Quando uma resistência R/4 queima o trecho III é aberto. Restam os trechos I e II e a resistência total passa a ser R/2. Com esses valores das resistências aplique a Lei de Ohm para calcular as correntes.
Exercício 15 - A pilha fornece a força eletromotriz. Enquanto o circuito está aberto esta voltagem é a mesma dos polos da pilha. Quando o circuito é ligado uma corrente atravessa a pilha e a resistência interna da pilha dissipa um pouco de energia causando uma queda na voltagem de 0,9 V.
Use a Lei de Ohm para calcular a corrente e depois a mesma lei para calcular a resistência interna.
Imagem: http://eletrons-livre.blogspot.com/