sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Capítulo 03/02 - Comentários sobre os exercícios da apostila.

Exercício 01 - Use a equação da dilatação linear. Observe que a dilatação é diretamente proporcional à variação da temperatura e ao comprimento inicial do material.

Atenção: Letra E. O comentário do gabarito se refere ao exercício 02.

Exercício 02 - Note que a dilatação do orifício se dá como se ele estivesse preenchido do material. Como o diâmetro inicial do orifício é maior que o do pino e a dilatação é proporcional ao comprimento inicial a folga aumentará.

Atenção: Letra D. O comentário do gabarito se refere ao exercício 01.

Exercício 03 - Aplique a equação para o cálculo da dilatação superficial. Veja a equação aqui. Ao calcular a área não esqueça de descontar a área do pedaço retirado.Lembre-se também que o coeficiente de dilatação superficial é o dobro do linear.

Exercício 04 - Uso direto da equação da dilatação superficial. Como as respostas estão em m², é conveniente uma transformação de cm² para m² antes dos cálculos. O cálculo fica mais simples se você usar as potências de dez.

Exercício 05 - Uso direto da equação da dilatação supercicial. Lembre-se que um aumento  de 10%  na área inicial é o mesmo que 0,1.Ao pois 10% significa 10/100.

Exercício 06 - Veja o comentário no gabarito da questão. Lembre-se: Uma razão entre as áreas significa dividir uma pela outra.

Exercício 07 - Use a equação da dilatação linear. Use a fórmula para calcular a dilatação de 1/3 da barra e depois para os outros 2/3. No final some os resultados.


Exercício 08 - Você deve separar a procura da solução em duas partes. Primeiro calcule a temperatura de equilíbrio térmico dentro do calorímetro. Para isso lembre-se da conservação da energia, isto é, o calor cedido pela água é igual ao calor recebido pela esfera. Use esta função matemática. Depois aplique a equação da dilatação volumétrica.


Exercício 09 - Lembre-se que a densidade é a razão da massa pelo volume. Logo, para uma mesma massa quanto maior a densidade menor o volume. Repare que, observando o gráfico, a densidade da água é máxima a 4,0°C.


Imagem: fisicafabianolozano.wordpress.com