domingo, 23 de março de 2014

Capítulo 01/01 - Comentários sobre os exercícios da apostila.



ATENÇÃO




Exercício 01 - Sem comentários.


Exercício 02 - Dois comentários: A pressão é definida como Força por unidade de área e força é uma grandeza vetorial. No entanto, a definição de pressão leva em conta somente o componente da força perpendicular à superfície naquele ponto.

Aqui a força sempre tem a direção perpendicular. Sendo assim a pressão é uma grandeza escalar pois a direção já está definida.

Uma corrente nos lembra movimento, nos lembra partículas se movendo. Isto nos leva a pensar num vetor. No entanto, a corrente elétrica é definida como a quantidade de carga elétrica que passa por uma determinada seção do condutor por unidade de tempo.

Tempo e carga elétrica são escalares portando a intensidade de corrente elétrica também o é.


Exercício 03 - Sem comentários.


Exercício 04 - Veja como é feita a adição vetorial e a subtração vetorial.

Exercício 05 - Estude a aula sobre componentes perpendiculares de um vetor e consulte as fórmulas na página 10 da apostila.

Exercício 06 - Suporte do vetor é a reta sobre a qual a seta está desenhada e que dá a sua direção. Duas retas suporte paralelas definem uma só direção. Uma reta define dois sentidos.

Exercício 07 - Veja as animações do exercício 04.

Exercício 08 - Lembre-se do macete da página 11 da apostila. Para passar de km/h para m/s dividimos por 3,6 e multiplicamos por 3,6 para fazer o caminho inverso.

Exercício 09 - No SI criamos novas grandezas multiplicando ou dividindo as grandezas já existentes. Algumas delas recebem nomes especiais para homenagear os cientistas que se destacaram no seu estudo.

Por exemplo: A força tem a dimensão de kg.m/s² que é chamado de Newton. O trabalho tem a dimensão de kg.(m/s²).m que é chamado Joule.